segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

[rascunho perdido do ens. médio]

A maioria das bandas de rock/hardcore expressam em suas canções, críticas à sociedade, às pessoas e ao mundo em geral. Ao ler uma letra da banda Dead Fish, me vieram à cabeça questões como: Pra que criticar tanto? O que tem de tão errado nas pessoas? Existe alguém 100% correto no mundo?

Já está mais do que provado que ninguém é perfeito, e de que Certo e Errado é só uma questão de ponto de vista. Alguém que age de forma politicamente correta, pode não agir ecológicamente correta, então sempre haverá algo a se criticar na sociedade, pois somos seres diferentes e não padrões.

Observei tais críticas se referem não às pessoas em geral, mas àquelas mais gananciosas, materialistas. Isso me levou a pensar em qual seriam os principais e mais graves fatores que contribuem para deixar o mundo como está e cheguei à seguinte conclusão:
Falta de responsabilidade ambiental - Quem não sofre na pele as consequências de desastres ambientais não dão tanta importancia aos seus efeitos pois não são afetados, então continuam a simplesmente gastar e consumir desenfreadamente sem pensar no que isso pode causar ao planeta. Já àqueles que são castigados pelas enchentes (no caso do Brasil), por pertencerem à classes mais baixas, por falta de informação, ou até mesmo por falta de condição, acabam não realizando a separação do lixo recilável, mas ao mesmo tempo não consumem tanto como as classes mais altas. Porém, ao mesmo tempo continuam jogando lixo nas ruas e agravando a própria situação, contribuindo com o alagamento em seu bairro. Isso entre muitas outras coisas irresponsáveis em relação ao ambiente.
Falta de respeito com os outros e com si próprios - Hoje em dia é quase impossível andar por uma rua em São Paulo que não tenha nenhum muro pixado, e isto demonstra que o 'cidadão' já não respeita nem mesmo o local onde vive, pois esquece que qualquer lugar da cidade é também a sua própria casa. Um outro exemplo absurdo de falta de respeito é a banalização do amor e ódio, é incrível como as pessoas conseguem amar perdidamente artistas famosos que passam na televisão com sem ao menos conhecê-los pessoalmente e odiar seus próprios pais por terem te dado uma bronca ou conselho para seu próprio bem.
Ganância, Consumismo, Materialismo - Como já disse anteriormente, as pessoas não ligam pras consequências e saem comprando tudo o que vêem pela frente, se elas fizessem idéia do tanto de lixo que elas estão produzindo, talvez pensassem um pouco à respeito (ou não). As pessoas nascem com uma coisa em mente: ter dinheiro pra poder comprar, é esse o sentido da vida do ser humano. Nossos pais dizem que sem dinheiro não dá pra viver, mas eu ainda sou uma daquelas da época das cavernas que acredita que dá pra viver sem grana sim, afinal somos animais também! Pra evitar a hipocrisia: não estou dizendo que não quero dinheiro, e sim que tudo depende do nosso comodismo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário